terça-feira, 25 de março de 2014

ENTREVISTA: D. Alexandra

A D. Alexandra, natural de Coimbra, nasceu em 1969 no concelho onde reside até aos dias de hoje. Actualmente, é a responsável pela parte das limpezas na Escola de Artes de Coimbra. Esta entrevista, tem como foco principal a descoberta pelo seu percurso profissional e a concretização de uma actividade proposta na disciplina de Português.

Entrevista por: Pedro Pereira


Boa tarde! Tudo bem?
Boa tarde. Claro, sempre!

Alexandra, há quanto tempo começou a sua vida profissional? Por acaso já estava associada à EAC na altura?
Comecei a trabalhar muito nova, tinha mais ou menos 15 anos. Não, muito antes de ter qualquer relação com a EAC. O meu primeiro trabalho foi como empregada doméstica, onde permaneci durante muito tempo. Mais tarde, fui trabalhar para uma fábrica de calçado onde era costureira.

As suas funções na altura, tinham alguma coisa a ver com as atuais?
As práticas até eram semelhantes enquanto trabalhava nas limpezas domésticas, mas não estava habituada a lidar com um espaço tão grande e com tanta gente. É diferente. Mais confusão e mais trabalho. Mas pronto…

Então, suponho que já estava habituada a este tipo de trabalho, minimamente. Em que ano começou a trabalhar na escola?
Bem… (pausa) comecei por trabalhar durante dois anos na superior e só depois vim trabalhar para a escola profissional através dos contactos que fiz lá. Aqui, trabalho há mais ou menos 13 anos.

Muito tempo, sem dúvida! Visto não ter começado de imediato como empregada na parte Profissional da EAC, como conseguiu o lugar? Sorte ou qualidade?
Como disse, comecei a trabalhar na superior, ao mesmo tempo que trabalhava no armazém de calçado. Fazia turnos de limpeza nocturnos e fui ganhando a confiança das pessoas com o tempo. Apareceu a oportunidade de ficar efectiva na profissional e foi aí que aceitei. Parece-me que foi de qualidade, afinal, receber a confiança de alguém é positivo. (risos)

Qual a sua opinião, relativamente à sua experiência, perante as condições oferecidas pela escola para o seu desempenho profissional?
Existe coisas positivas e negativas, como em todos os trabalhos. Mas eu tento encarar sempre da melhor forma todos os dias.

Pela observação que fez, entende-se uma boa relação com os seus colegas de trabalho. Qual é a sua perspectiva quanto ao assunto em causa?
Sim, acho que as pessoas são agradáveis e a minha relação com elas é boa, também. Isso é um aspecto positivo quanto ao trabalho. Uma boa relação no trabalho evita algum stress, como é habitual.


Sem comentários:

Enviar um comentário